quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Que o Dr. Emanuel nunca se canse!

Imagine que uma família sua amiga foi apanhar cogumelos com alguém que aparentemente sabe distinguir os “bons dos maus”! Imagine que depois de um dia bem passado, começam os problemas digestivos e nessa família existem duas crianças pequenas! Imagine agora que todos vão parar ao hospital e ficam em estado crítico por causa precisamente dos cogumelos! Esta situação em concreto é de pura ficção, mas se fosse realidade, como infelizmente tem acontecido frequentemente, essas duas crianças iriam necessitar de um transplante hepático para sobreviver. A falência hepática fulminante por causas objectivas, ou até por causas desconhecidas, é muito mais frequente do que imagina! Todas as crianças que entrem neste processo terminal têm apenas algumas horas para se salvarem e não é fácil, porque é necessário fazer uma “bateria” de testes e um dos pais terá de ser dador, ou então, aparecer um dador-cadáver!
Imagine agora que o Dr. Emanuel Furtado está num congresso médico no Japão. Sabe o que acontecerá a essas crianças? Vão morrer, porque não haverá tempo para as levar a um centro de transplantação estrangeiro!

O livro “Lutar até Viver” tem dois objectivos principais, homenagear toda a equipa que lida com as NOSSAS crianças e chamar a atenção para os frágeis alicerces do programa de transplantação hepática pediátrica. O Dr. Emanuel e a sua equipa necessitam de formar mais cirurgiões, necessitam de mais apoio, o que permitirá ao programa consolidar-se! Todos se têm esquecido disto e ao Dr. Emanuel ... até ir para umas simples férias deve ser um pesadelo, pois ele tem consciência que transplantes hepáticos com redução de fígado, só ele e a sua equipa o conseguem fazer!

Por outro lado, pensava eu, que lançando o livro “Lutar até Viver”, sendo esta causa tão nobre, todas as livrarias e locais de venda de Portugal se abririam a esta realidade e divulgariam a mensagem. Mas não! Todos se refugiam em meros interesses mercantilistas! Se você tem consciência da necessidade de fazer passar esta mensagem e assim chegar a quem tem poder de decisão, por favor divulgue este blog e peça o livro em qualquer lugar. Se muitos pedirem o livro, seguramente a mensagem principal acabará por passar!

Esta história não é a que aconteceu há dias, em que uma família foi destruída por terem ingerido cogumelos tóxicos, mas foi inspirada nela, porque todos os anos estas histórias repetem-se!

Além deste problema actual, muitas outras crianças entram em falência hepática e muitas... nem se chega a saber porquê!

Alguém seu conhecido pode ser o próximo!

Esperemos que não seja o seu filho... ou que o Dr. Emanuel não esteja fora de Portugal!

Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário