terça-feira, 8 de junho de 2010

Da Astellas Farma

Caro Vitor Martins

(...)
No entanto não posso deixar de lhe referir que foi com muito gosto e interesse que li o seu livro, que considero um instrumento muito importante para compreender os dramas, angústias e momentos de felicidade de quem passa pela experiência de transplante de um órgão. O livro realça a vivência dessa experiência e relata todo o esforço e empenho de todos os envolvidos, muito em especial quando toca aos pais duma criança que busca no transplante um renovar de vida que de outra forma seria extinta.

Tenho que lhe dizer que o seu relato é extremamente humano e colocou-me na posição de quem sente na pele o drama inicial do diagnóstico, com toda a via sacra de quem tem necessidade de passar pelos pseudo iluminados que agem com a arrogância de quem tudo sabe, quando efectivamente muito pouco entendem quer da Ciência Médica quer do esforço daqueles que contribuem no seu dia-a-dia para, em Portugal, resolver da forma que melhor podem, com meios muitas vezes exíguos os problemas do nosso país.

Ao ler o seu livro senti-me na sua pele, emocionei-me com o que lá era relatado, lembrei-me sempre que não se tratava duma obra de ficção, mas sim duma experiência real duma família que teve a experiência que a sua foi obrigada a viver.

Vi as misérias do nosso sistema de saúde e as suas virtudes, senti aquilo que julgo foi sentido pela sua família, ou seja que o calor humano, a dedicação e o espírito de missão, são felizmente capazes de colmatar muitas das insuficiências do nosso sistema.

Penso que o melhor que posso dizer do seu livro é que o relato feito é de tal forma sentido e vivido, que ao lê-lo senti a emoção, a angústia, e a sensação que as pequenas coisas que consideramos como certas, de um momento para o outro podem deixar de o ser.

Senti a vossa coragem de lidar com um situação que ninguém está preparado para viver, como exemplo da forma como devemos encarar a vida sem desistir daquilo que nos é mais querido. Em resumo, a experiência relatada é tocante e um exemplo de coragem para todos que o lêem.

Considero muito importante o seu livro para que outros possam entender o mundo dos transplantes duma óptica humana e emocional, com todos os seus dilemas e complexidades, assim como todos os aspectos técnicos do ponto de vista de quem efectivamente passa involuntariamente pela situação de necessitar de doar ou encontrar um dador para que a vida de quem ama possa continuar.

Em nome da Astellas do nosso Director Geral, Piet Dury, e em meu nome, gostaria de felicitá-lo novamente por partilhar com o público tudo aquilo que foi o drama e a angústia, mas mais importante a coragem e a felicidade da vossa experiência, para que outros confrontados com situações semelhantes possam encontrar força anímica para enfrentar situações semelhantes.

Mantemo-nos aos seu dispor,

Um Abraço

João Lima

Medical & Regulatory Department Director
Astellas Farma, Lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário