segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Noticias preocupantes de Coimbra - Mail enviado aos associados da Hepaturix

Têm-me chegado noticias preocupantes de Coimbra!

Resumindo:

- o Dr. Emanuel foi dado como certo no Stº António/Porto o que implicaria o abandono das transplantações pediátricas e o fim do programa em Portugal;
- a Farmácia do pediátrico vai deixar de enviar os medicamentos aos pais, ou seja os pais do Algarve, Açores, etc, terão de se deslocar propositadamente a Coimbra para irem levantar os medicamentos dos seus filhos;
- a administração do pediátrico informou a Hepaturix, na pessoa da Teresa, que iam reavaliar esse problema, o que nos deu a esperança que afinal essa ideia absurda não iria para a frente!!
- a Dra. Isabel anda visivelmente stressada e revoltada e parece que apresentou a demissão (!?);
- o Dr. António Pedro, já lá não está, pois está em Lisboa e não foi substituído o que significa que a Dra. Isabel está novamente sozinha;
- o projecto anunciado em Fevereiro de 2009 pelos responsáveis dos HUC, CHC e ARS, de passagem dos transplantes pediátricos dos HUC para o Pediátrico, está completamente posto de lado e fala-se já em fusão do CHC com os HUC;
- parece (?!) que querem substituir os imunossupressores dos N/ filhos por genéricos;
- a “reavaliação” dita à Teresa não deu em nada e ‘parece’ que está confirmado que a partir do dia 01/12 vamos ter de nos deslocar mensalmente a Coimbra para ir levantar os imunossupressores. No caso do N/ filho, não se percebe que nos passem receitas para três meses e depois nos obriguem a ir mensalmente buscar o medicamento, mas… nós estamos a 100 Kms de Coimbra e essa atitude causa-nos transtorno, mas imagine-se o que acontecerá com os Teotónios de Lisboa, com os Pirk do Algarve, com os transplantados das Ilhas, etc, etc, etc!

Faz este mês um ano que lancei o meu livro “Lutar até Viver”, através do qual tentei passar uma mensagem de esperança e de orgulho nas equipas médicas de Coimbra e nos Hospitais que salvaram os N/ filhos!! Por temer que todo este pesadelo poderia um dia acontecer, achei que fazendo o livro daria um forte empurrão ao programa de transplantação pediátrico e dessa forma, honrava a história e a audácia do seu fundador, o Sr. Prof. Linhares Furtado.

Apesar do meu livro ser largamente elogioso dos HUC e do CHC/Pediátrico, até hoje nem uma palavra ouvi das respectivas administrações hospitalares. Ouvi palavras elogiosas do Sr. Presidente da Republica, do Director Geral da Autoridade dos Serviços Sangue e Transplantação, do Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, etc, etc, etc, mas das Administrações dos Hospitais visados, nada!

A Dra. Isabel está visivelmente a passar um mau bocado e necessita que a ajudemos, mas sem a envolvermos numa guerra!

A Hepaturix tem de se unir e tomar uma posição publica sobre tudo! Apelo a todos os pais que individualmente tomem posições que ajudem a Hepaturix na “guerra” que se avizinha!

Se os transplantes hepáticos pediátricos acabarem em Coimbra, até que o programa possa funcionar em pleno noutro sítio qualquer, muitas crianças irão morrer, porque, como disse o Sr. Professor Linhares Furtado há não muito tempo, “infelizmente não haverá resposta em tempo útil no estrangeiro para todas elas”!

Vítor Raimundo Martins

1 comentário:

  1. Olá Vitor,
    Como sabes acompanho o teu vosso blog sempre com bastante atençao e esta noticia é de facto muito preocupante. Gostaria de a partilhar no meu blog fazendo referencia à fonte da noticia (o vosso blog). Penso que posso assim de uma forma constructiva ajudar a divulgar esta noticia e fazê-la chegar a mais gente que também precisa de estar ao corrente desta situaçao.
    O caso da substituiçao dos imunossupressores por genéricos é um caso que também já se falou nos transplantes pulmonares mas as indicaçoes que temos dos medicos de toraxica do hospital Juan Canalejo sao as seguintes: "Um transplantado pode tomar genricos EXEPTO nos imunossupressores porque PODEM ALTERAR OS NIVEIS DOS IMUNOSSUPRESSORES E COLOCAR EM RISCO O TRANSPLANTE".
    No que for possivel ajudar, contem comigo,
    Um abraço,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/

    ResponderEliminar