sábado, 15 de janeiro de 2011

Hepaturix – o que pensamos desta solução!

Fomos convidados para reunirmos na próxima semana com a Administração dos HUC e esta notícia de hoje no DC trouxe-nos imediatamente um grande alívio!

Todavia, há muitas coisas que terão de ser bem pensadas:

- primeiro, como se vai processar a organização das diversas equipas, pois antes tínhamos HUC vs Pediátrico, agora teremos IPO vs HUC vs Pediátrico e se juntarmos a isto o processo em curso de fusão com o CHC, ficamos um pouco confusos…
- segundo, é necessário implementar a formação de mais cirurgiões que possam ajudar o Dr. Emanuel. Toda aquela lógica da formação que nunca se fez e da união/manutenção das diversas equipas, tem de ser um objectivo prioritário. O Dr. Emanuel estava rodeado de pessoas fabulosas e não as podemos perder, pois muitas estavam e estão no limiar da frustração! O sucesso do Dr. Emanuel, é o sucesso de todos aqueles que o apoiaram e suportaram, por isso e como o Dr. Carlos Bento me referiu um dia, até os que desempenham funções menores têm de ser os melhores!;
- terceiro, parece-nos que agora sim, pode-se consolidar aquela ideia dos TRH passarem para o Pediátrico, não só porque o novo Pediátrico estará para breve (?!) mas especialmente porque sendo todos (quase…) do mesmo centro hospitalar, outra coisa não seria de esperar!

Sempre contámos com o Dr. Emanuel, desejamos-lhe muita sorte no Instituto de Oncologia, pois Portugal necessita da sua “arte”. Muitos doentes oncológicos beneficiarão dos seus conhecimentos e as crianças que um dia serão transplantadas, necessitam dele “com mão”, rotinado e com a sua técnica cada vez mais apurada!

Forte abraço Dr. Emanuel e fazemos votos para que se encontre uma plataforma de funcionamento que permita manter os transplantes hepáticos em COIMBRA, pois também já nos constou que, da mesma forma que há três anos atrás, poderiam eventualmente ser transferidos para o Curry Cabral em Lisboa.

Como os 17 anos de experiência e consolidar de rotinas e conhecimentos estão em Coimbra, como a Dra. Isabel Gonçalves e todos os outros são de Coimbra e como a própria Ordem dos Médicos já o defendeu publicamente várias vezes, mais uma vez sublinhamos que os Transplantes Pediátricos devem ficar em Coimbra.

Como dizia Píndaro “quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente”, por isso pedimos a todos, Administrações Hospitalares incluídas, que como referiu o Dr. Manuel António, afinem tudo o que se seguirá com bom-senso.

Bem hajam a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário