sábado, 15 de janeiro de 2011

Transplantação hepática pediátrica está assegurada.

Escrito por Andrea Trindade.

O cirurgião Emanuel Furtado, que se mudou para o IPO, garantirá os transplantes de fígado em crianças

Emanuel Furtado, que cessa hoje funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), deverá continuar a fazer transplantes hepáticos pediátricos, liderando em Coimbra uma equipa única a nível nacional.

Na sequência do pedido de exoneração apresentado pelo coordenador do Programa de Transplantação Hepática Pediátrica e do seu ingresso no Instituto Português de Oncologia (IPO), a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou ontem em comunicado de imprensa que «foram feitas diligências com o Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), com os HUC e o IPO, no sentido de garantir a manutenção do programa de transplantação hepática pediátrica em Coimbra».
De acordo com a ARSC, e em resposta às preocupações de pais e familiares de crianças com doenças hepáticas, «o tratamento e acompanhamento das situações agudas encontra-se assegurado».
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Manuel António, revelou que Emanuel Furtado começa a trabalhar nesta unidade na próxima semana e que o IPO «obviamente lhe dá autorização para fazer os transplantes que forem necessários nas crianças que deles necessitarem».
Ainda de acordo com o responsável do IPO, o médico «respondeu a um concurso nacional», aberto em Outubro do ano passado, para a contratação de um cirurgião geral e ficou classificado em primeiro lugar.
No que se refere aos «problemas que se estão a levantar, ao doutor Emanuel e aos transplantes dos miúdos», Manuel António disse à Lusa que «isso vai ser salvaguardado através do bom senso que todos nós devemos ter».
Coordenador do programa nacional de transplantação hepática pediátrica, cuja equipa realiza em média 12 destas cirurgias por ano, Emanuel Furtado é o único médico com experiência para realizar transplantes de fígado em crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário