domingo, 29 de maio de 2011

UTOPIA

O programa de transplantação hepático pediátrico continua numa indefinição inquietante!
No N/ dia a dia ouvimos falar muito dos “miles milhões” que Portugal precisa! Quando eu era pequenino este número não existia, normalmente dizíamos “um bilhão” (ou bilião), ou quando nos queríamos referir a uma quantia completamente fora do N/ imaginário, diriamos um quinquilhão….

“Ena pá, existem mais de um quinquilhão de estrelas” e lá ficávamos nós a a olhar para o céu e a tentar imaginar o número…

Talvez a solução seja tirar o programa do serviço nacional de saúde e dá-lo à … HEPATURIX!! O Estado pagaria à Hepaturix o mesmo que pagaria ao hospital público e como essa verba não chegaria de certeza absoluta, alguém, por carolice, teria de patrocinar a diferença.

O Dr. Emanuel Furtado seria auxiliado por outro cirurgião estrangeiro que viria propositadamente para esse efeito (como já se fez num passado recente), formava-se mais cirurgiões em parceria com as faculdades de medicina, restabelecia-se o programa com “dador vivo” e “alugávamos” as instalações do pediátrico.

Parece uma utopia, um sonho, mas não é assim tão disparatado!!

A HEPATURIX poderia canalizar fundos para suportar o diferencial entre o custo do transplante e o apoio estatal, e todas as crianças continuariam a ser seguidas no hospital pediátrico…


Será tudo isto muito caro? Será impossível!! Talvez seja, mas muitas entidades apareceriam generosamente para ajudar!! Existem muitas empresas e particulares que seguramente estariam disponíveis para patrocinar esta utopia, se ela fosse realizável!

Se eu tivesse 100.000.000 de euros já seria ouvido com outra atenção, mas … não os tenho!!

Existem muitas fortunas particulares cujos donos não sabem bem o que lhes fazer…

Pode parecer ridículo este ultimo comentário, mas é verdade, acreditem que é verdade!! A fronteira entre uma utopia e a realidade, está ao alcance de um pequeno passo, mas para quem o possa dar!

Vou colocar este texto neste blog, dedica-lo ao dia da criança que se avizinha e pedir a todos que o leiam que o repassem a todos os seus contactos, tipo aqueles mails em cadeia…

Quem sabe, uma velhinha simpática e de olhos brilhantes nos leia e abençoe esta minha UTOPIA!

Um quinquilhão de beijinhos para todas as crianças!

Um infinitiquilhão de beijinhos para todas as crianças transplantadas!

Bem hajam.
 
Foto: Alex após transplante e Alex agora...

Sem comentários:

Enviar um comentário