sábado, 5 de novembro de 2011

Semana complicada!

Tive uma gastroenterite e ontem, parecia estar melhor, sai de casa e estraguei tudo, pois passei uma noite malvada!
Esta notícia da Luciane deu-me outra alma. Engraçado, não os conheço, mas criou-se um laço curioso, pois a história deles é extremamente parecida à nossa!!

Pode ser que um dia os conheça pessoalmente!

Outra coisa que me está a preocupar, é que estão seis crianças para transplante em Madrid e os pais, acabam por ter de ultrapassar uma série de dificuldades e de acréscimo de despesas, que tornam tudo muito mais dificil! Nós na Hepaturix gostariamos de os ajudar a todos, mas os N/ recursos são limitados, muito limitados...

Nunca recebemos um cêntimo do Estado e os N/ recursos dependem de algumas iniciativas, da venda do livro do Professor Linhares Furtado e de donativos!

O Estado tem de olhar para essas familias e ajudá-las dentro do que está protocolado, pois pelo que sei, essa ajuda é possivel. Por exemplo, um pai dá parte do seu fígado ao filho e a Mãe tem de se hospedar num hotel perto do Hospital enquanto ambos estão nos cuidados intensivos. Então o Estado português não deve suportar esse custo?

Por causa destes casos, a Hepaturix alugou um apartamento em Coimbra e nós próprios resolviamos esta dificuldade! Com os transplantes em Madrid tudo se torna mais complicado!

"Tiro o meu chapéu" ao que se faz no Brasil, já viram, num hospital em Rio Grande do Sul, dador-vivo o mais difícil e eles fazem-no com toda a segurança?! Quantos centros haverão no Brasil?

1 comentário:

  1. Amigo Vitor,

    Que semanita danada....espero sinceramente que esteja melhor! Também fiquei muito feliz por saber da Luciane, sempre que temos Fé e Esperança em Deus, tudo corre pelo melhor.Realmente temos um Estado que não nos apoia muito, ou seja, nós temos obrigatoriamente de fazer as nossas contribuições, contudo quando o jogo se volta ao contrário, essa obrigatoriedade deixa de ser tão exigente....enfim, é o país onde vivemos.
    Olhe o meu caso, para que consiga ter alguma qualidade de vida o meu pneumologista, aconselhou-me fazer muito cinesioterapia respiratória, com vista atrasar o quanto mais o transplante, pois eu digo-lhe, a cinesioterapia não é comparticipada pelo Estado, no Hospital só lá podem fazer os internados, ou quem tem lá consultas, e a minha médica de família não conhece numa clínica de fisioterapia que tenha acordo com o Estado para a cinesiterapia. Ou seja, se eu não tivesse quem me ajudasse, não poderia fazer tal tratamento que me faz tão bem...e eu pergunto-me para quê os meus descontos?!!enfim...
    Quando me ligou peço-lhe desculpa, mas tinha-o confundido com o veterinário dos meus cães e estava no meu médico à espera p/ ser chamada e estava imenso barulho.Tenciono hoje ir à gafanha, se for mesmo ligarei ao Marco, p/ ver se trago os livros.
    Espero que continue a tratar dessa saúde!!

    UM abraço amigo para toda a família,
    Elisabete Simões

    ResponderEliminar