sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cogumelos Venenosos

Já vai sendo tempo do Estado Português efectuar uma ampla campanha de informação sobre os perigos da ingestão de cogumelos venenosos!

Em tempos escrevi algumas palavras sobre isto quando o actual ministro da defesa Dr. José Pedro Aguiar Branco apareceu nas televisões num fausto almoço de cogumelos colhidos no campo e a garantir que os iria ingerir sem qualquer receio...

Recordo que há não muito tempo, uma familia inteira foi envenenada em situação idêntica e para espanto de todos, o pai que julgo ter falecido, era alguém que percebia do assunto, pois colhia esses cogumelos de forma digamos "profissional"!!

Conclusão, a margem de erro existe e é elevada, mesmo para quem perceba do assunto! O resultado, muitas vezes é a morte, isto quando o transplante hepático não chega a tempo!

Este perigo, no caso das crianças é bastante mais elevado, pois não só são mais frágeis, como não têm resposta em Portugal, pois como se sabe, terão de ir para Madrid.

Por tudo isto, que ninguém coma cogumelos colhidos nos campos e que ninguém ouse dar um cogumelo desses a uma criança, pois poderá matá-la!

A toxicidade de alguns cogumelos é extremamente agressiva e bastam algumas gramas para matar um adulto robusto. O Estado Português deveria fazer uma campanha de informação, mostrar todos os cogumelos que nascem naturalmente nos pinhais portugueses e especialmente, dar a conhecer todos os que são venenosos!

Nota: Neste preciso momento várias pessoas espalhadas pelos diversos hospitais portugueses, fizeram ou aguardam transplante em SOS por força da ingestão de cogumelos venenosos e uma já terá falecido!!

Sem comentários:

Enviar um comentário