segunda-feira, 9 de abril de 2012

Homenagem de hoje ao Sr. Prof. Alexandre Linhares Furtado

Hoje soube desta merecida homenagem (Prémio Nacional de Saúde 2011) feita pelo Sr. Ministro da Saúde ao Prof. Linhares Furtado e naturalmente que não posso deixar de me associar aos muitos portugueses que ficaram radiantes com esta notícia.

Sinceramente desconheço se houve algum facto especifico que determinou este prémio, mas arriscaria a dizer que, a forma como o Sr. Prof. se bateu pela manutenção dos transplantes pediátricos em Coimbra era só por si facto suficiente para a atribuição deste "prémio", pois em boa verdade essa "luta" tomou-nos grande parte do ano de 2011 .

Já uma vez ouvi o Sr. Prof. lamentar-se pelo facto da sua descoberta dos transplantes sequenciais (vulgo dominó) não ter tido o reconhecimento internacional que merecia, é verdade, digo eu, mas maior reconhecimento é aquele que vemos no dia a dia, nos olhos de todos aqueles que hoje estão vivos e devem-no ao Sr. Professor.

Quem conhece todas as dificuldades e insuficiências por que passou o programa de transplantação hepático pediátrico, sabe que se não fosse o espirito audacioso, a coragem, a visão e a enorme competência intelectual e técnica do Prof. Linhares Furtado, provavelmente ainda não haveria em Portugal transplantação hepática pediátrica.

Grande abraço Sr. Professor e um forte beijo do Vitor Alexandre!

2 comentários:

  1. Sou uma mãe que se orgulha de vir aqui dizer.... parabens Sr. prof. Linhares Furtado pela sua conpetencia que em conjunto com a sua equipa transplantou o Igor meu filho, faz hoje precisamente 15 anos pos transplante de figado e rim..... o Igor continua levando a sua vida normal .. claro cumprindo sempre as regras dum transplantado... o igor foi transplantado com treze anos e hoje com 27 sentesse muito feliz .... obrigado

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Igor!!

    São exemplos destes que nos 'aquecem a alma', a todos os pais de crianças transplantadas!!

    ResponderEliminar