sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A saga do Vitinho

Caros amigos

O livro não é extenso, mas é para ler com vagar, e ir parando para pensar. Até porque eu sou uma pessoa com as emoções à flor da pele, e não foram raras as vezes em que os olhos ficaram “húmidos”, para não dizer copiosamente molhados, com uma ou outra passagem que eu associei em pensamentos à doença terminal do meu pai.

O homem dos seguros, grande Vitor, escreve a prosa descritiva com o pragmatismo e a racionalidade com que a vida profissional nos molda, a filha Inês, um talento fenomenal, vai contribuindo com os seus devaneios artísticos para retratar momentos e passagens do livro com desenhos fabulosos, a filha Patrícia certamente vai ajudando com o amor, o carinho e a paciência para o Vitinho que estão patentes na foto da contra-capa, e a mãe, ai a mãe, que veia poética, solidamente assente no amor de quem trouxe um ser pequenino e frágil ao mundo, ser esse que sem se dar conta lutou por tanto tempo contra um fantasma que o queria assombrar, e venceu.

Cada Carta a Deus da Lígia era um Kleenex que saia do pacote de lenços, e quando li a frase “Amo-te Deus por me dares a oportunidade de amar os meus” as lágrimas explodiram copiosas, até porque as vicissitudes da vida levam a que o amor que tenho que dar a parte fundamental da minha própria família, as filhas, tenha que ser dado em doses homeopáticas à distância, ou nos raros momentos, de grande intensidade, em que a família está reunida.

A vossa não é certamente uma experiência que se deseje a ninguém, até porque podia não ter corrido bem. Mas as preces da Ligia acabaram mesmo por ser ouvidas, e vocês hoje, em conjunto, formam uma união familiar indestrutível. Estão juntos, unidos por uma história dura, mas bonita, de luta pela vida.

Bem hajam, família especial, por partilhar a vossa intimidade e a vossa luta com o mundo.

Com carinho

José de Sousa
Presidente & CEO
Liberty Seguros
 

Sem comentários:

Enviar um comentário