segunda-feira, 13 de maio de 2013

Exames do 4º ano e passeio de finalistas

Esta semana foi uma semana complicada para o Vitor Alexandre.

Primeiro, "o desconhecido" de ter de fazer um exame noutra escola, com professores que não se conhece e num ambiente estranho. Veio o exame e como lhe correu bem, problema depressa esquecido!! Só que, logo depressa veio o segundo exame, o de matemática e este, parece que já não correu tão bem!! Vamos ver o que vem dali, mas sinceramente, acho tudo isto uma perfeita estupidez! Não está em causa o exame em si, mas tudo o que o envolveu, o stress ridículo a que sujeitaram os miúdos e a forma como todo este processo foi conduzido!

Eu estaria de acordo com o exame, se o meu filho o tivesse feito na sua escola e com a sua professora! Se o Ministério da Educação quisesse, quando muito poderia ter colocado um outro professor a acompanhar o exame de forma a que fosse assegurada alguma vigilância "neutral", mas tudo deveria ter sido, simples, normal, num contexto pacifico e longe de fantasmas e pressões inúteis!

Sinceramente, tudo isto é ridículo e estúpido, literalmente estúpido, pois em vez de termos um ensino democratizado e unificador, o que temos é um ensino que desagrega e que coloca crianças de nove e dez anos em diversos estádios de desigualdade!

Nem todas as crianças reagem da mesma forma e não é a mesma coisa uma criança deslocar-se da rua ao lado e outra ter de se deslocar 40 Kms!!

Mas não vou perder muito mais tempo com isto, porque o assunto não o merece!

Este sábado e domingo foram dias de aventura! O Alex participou no passeio de finalistas e foi a primeira vez que o N/ filho foi numa viagem, em que teve de se desenrascar sozinho, dormir em beliches e participar em todas as actividades sem a N/ protecção ou simples vigilância!

Foi no Sábado muito cedo e regressou no Domingo perto das 18 horas. Tudo correu bem, ouvimos os relatos das aventuras, a comida que sabia diferente, a fogueira que não se esquecerá, enfim teve o seu momento de "pequenos vagabundos"!

Depois do Jantar o cansaço era muito e o Alex visivelmente extenuado, adormeceu na N/ cama e agora está aqui ao meu lado a dormir profundamente... provavelmente a sonhar com o seu fim-de-semana de aventuras!

Sem comentários:

Enviar um comentário