quarta-feira, 21 de março de 2018

Prof. Dr. João Calvão da Silva - uma sentida homenagem

Poucos saberão, mas um dos principais aliados da defesa da Transplantação Pediátrica em Coimbra era o Prof. João Calvão da Silva.

Comecei a ouvir falar dele no Curso de Direito e li alguns dos seus textos, mas nunca foi meu professor. Um dia, conheci-o por ocasião do lançamento do meu livro em Ovar!

Fomos almoçar juntos, eu o Professor Linhares Furtado, o Prof. Daniel Serrão, o Prof. Calvão da Silva, as N/ Esposas, a Inês, a Patrícia e o Alex.

Eu fiquei precisamente ao lado do Prof. João Calvão da Silva e fiquei maravilhado com as histórias, com as anedotas, com o humor permanente, enfim, ele sozinho, conseguiu criar um clima descontraído e fantástico.

Um dia, quando a transplantação hepática estava "nas ruas da amargura", porque o Dr. Emanuel Furtado tinha saído e as crianças passaram a depender de Madrid, foi o Dr. João Calvão da Silva que me ouviu e que levou ao então primeiro ministro e ministro da saúde, uma minha carta onde demoradamente e exaustivamente, defendi uma determinada solução, que na altura parecia utópica e impossível de se concretizar, mas passados poucos meses e com a preciosa ajuda do Prof. Linhares Furtado, acabou por prevalecer!

Nunca lhe agradeci convenientemente a ajuda que deu ao País, porque estou convencido que o seu apoio foi efectivamente fundamental para o sucesso do que conseguimos e por isso hoje temos um programa de transplantação hepática pediátrica a funcionar em pleno!





À sua Esposa a Dra. Ana Maria Calvão, directora do Gabinete Coordenador de Colheitas e Transplantação do CHUC e familiares directos, os meus sentidos pêsames.


O Sr. Prof. João Calvão da Silva era uma pessoa excepcional, um académico brilhante e um ser humano notável!

Sr. Prof. João Calvão da Silva, um grande abraço para si onde quer que esteja!



Sem comentários:

Enviar um comentário